segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Aventura do Peregrino no Evento da ADUD


                                                                      
Hoje relato a aventura do Peregrino do Evangelho num culto ao ar livre da Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), aquela presidida pelo Pastor Marcos Pereira, conhecido por nós blogueiros como o Pastor Sonic.

Sexta Feira, Dia 06/11, ao chegar em casa depois de um dia de trabalho me deparo com um folheto convidando para um evento da ADUD perto de casa. Pensei assim eu vou é um culto ao ar livre, nunca tinha ido num evento deles, e era pertinho da minha casa, falei comigo mesmo, irei a esse culto e aproveitar para conhecer de perto o trabalho deles. Como era um culto ao ar livre e aqui no Rio de Janeiro estava um calor danado, coloquei um bermudão preto até os joelhos, uma camisa vermelha, tênis preto e levando minha Bíblia, cuja cor da capa é vinho. Por que estou entrando em detalhes sobre roupa e cores? Mais à frente você vai entender.

Chego ao local às 19:45 hs , muita gente no local ansiosos para começar aquilo que eu pensei que seria um culto. Havia um verdadeiro exército de obreiros e de irmãs vestidas com seus longos roupões, todos suando muito com o calor brabo que estava fazendo aqui no Rio de Janeiro. Assim que cheguei uns dois obreiros da ADUD, vestidos de terno e gravata, me olharam atravessado, não me incomodei, mas aquilo  era apenas o começo. O Pastor Marcos chega no seu Cherokee Sport.

Começa o evento, Pastor Marcos Pereira sobe no palanque e começa saudando o público, dizendo que iria expulsar o demônio daquele lugar, que era noite de libertação. O Pastor Marcos anuncia a primeira atração musical, um rapaz cantando um funk evangélico, o público composto de muitos jovens delira e dança ao som da música. Pastor Marcos retoma o microfone, começa a falar com as crianças, faz umas brincadeiras de perguntas e respostas e uma a uma as crianças eram levadas ao palanque, todas ganham um DVD infantil do ministério da ADUD. Pastor Marcos anuncia que as crianças iriam ganhar refrigerantes e lanches, e foram retiradas pelas irmãs do palanque para uma barraca aonde foram lanchar.

Pastor Marcos pede que os presentes olhem para o telão, onde foi projeto uma reportagem do Jornal do SBT, na qual mostra ele salvando um rapaz que seria executado pelo tráfico de drogas, por causa de uma dívida, o rapaz é levado  para o carro do Pastor e conduzido ao Instituto Vida Renovada, que pertence a ADUD. Terminada a projeção, ele chama o rapaz ao palanque para testemunhar, e ele diz que foi salvo pelo Pastor e que tinha se consagrado obreiro da Igreja e pede uma salva de palmas em louvor ao seu Pastor.

Pastor Marcos retoma a palavra dizendo que seu ministério não podia parar, que ele precisaria de ajuda, e anunciou a pleno pulmões que o cantor Waguinho seria candidato a Senador pelo PT do B nas eleições de 2010, e que todos tinham que votar nele para envergonhar o capeta, ou seja, propaganda eleitoral ilegal em um evento religioso.

Pastor Marcos pede que novamente o público veja no telão a exibição de um filmete, dessa feita era um testemunho de um homossexual que se convertera a ADUD, era projetado as fotos do convertido em seus tempos passados. Pastor Marcos disse que tinha resgatado esse homem pelo poder do seu ministério e que agora ele era um macho de verdade agora. O rapaz sobe ao palanque, o público delira, no testemunho ele louva ao seu Pastor e ao ministério dele, dizendo que fora libertado da vida passada pelo poder do seu Pastor e pela ADUD, e agradece a oportunidade.

Pastor Marcos retoma a palavra dizendo que iria libertar muita gente da bebida, que iria expulsar os demônios que estivessem ali, que ele era um Pastor super consagrado, que não estava ali pra brincadeira, tanto que sua Bíblia não era de cor preta, mas azul, pois preto era do diabo e que quem era de Deus não usaria preto e vermelho, porque são cores do capeta e que expressam louvor ao demônio. Opsssssss! Quem estava de camisa vermelha, bermudão preto e Bíblia cor vinho? Sim, eu! Nesse momento uns três obreiros me lançam um olhar ameaçador, e eu pensei com meus botões, vai sobrar para mim.

Pastor Marcos diz que o modelo de homem de Deus era ele mesmo, andar sempre de terno ou de roupa social, nunca usar preto e vermelho, não ler jornal, não assistir televisão, não navegar na Internet, não usar perfume, não ter barba, estar presente em todos os cultos. Ele garantindo que o sucesso do seu ministério se deve que ele não era um pastor igual aos outros. E que as mulheres da ADUD, são cheias de poder, por que não usam adornos, a não ser aliança no caso das casadas, não usam roupas do mundo e sim os roupões "revelados" pelo Espírito Santo (primeira menção no culto de uma da pessoas da Trindade), não cortam os seus cabelos, etc...

Pastor Marcos anuncia a chegada de Nívea Silva, o público delira e ela começa a cantar uma versão da música “Noites Traiçoeiras”, que já foi gravada por diversos cantores. Distribui seus Cds e DVDs aos presentes e agradece a oportunidade.

Pastor Marcos anuncia a cantora Elaine Martins, o público fica histérico, aplaude, chora, realmente ele tem uma voz muito bonita, Ela canta durante 20 minutos pelo menos e agradece a oportunidade.

Agora a apresentação do cantor mais aguardado da noite, o ex-pagodeiro Waguinho, o público vai as raias da loucura, canta seus sucessos como “O dono da boca”, “Mulher santa”, entre outros. Ele canta durante 30 minutos pelos menos.

O Pastor Marcos anuncia que chegara o momento mais importante do evento, a pregação da Palavra de Deus? Negativo! Era o momento da oração de libertação! O Pastor começa a berrar palavras de ordem como “sai capeta”, “manifesta pomba gira dos infernos”, “demônio cheirador de cocaina aparece para enfrentar o homem de Deus”, entre outras. Começa a histeria coletiva, pessoas caindo ao chão e levadas ao palanque para serem libertas pelo Pastor Marcos.

Dois obreiros se aproximam de mim e perguntam se poderiam orar por mim, e concordo e eles começar a orar da seguinte maneira: “Deus, liberte esse jovem do exu tranca-rua, esse homem esta cheio de capeta meu Deus, tira esse demônio que faz esse jovem usar as cores do inferno, manisfesta exu tranca-rua, cai no chão porque o homem de Deus esta mandando”, e forçam minha cabeça tentando me fazer cair no chão, e eu na minha. Continuam berrando no meu ouvido “sai capeta, o teu dia chegou, tu vai sair da vida desse jovem e vai levar essa Bíblia vermelha de abominação, tu pensou que iria enganar o homem de Deus vindo com essa Bíblia com cor do inferno, mas eu sei que você ta ai capeta, saiiiii...saiiiiiiiiii”

Depois de uns três minutos cessa a oração, o obreiro pergunta se eu não senti nenhum arrepio, nenhum mal-estar, respondo  que estou bem! O obreiro me diz que eu tenho que freqüenta umas reuniões de libertação para expulsar o tranca-rua da minha vida, e que eu tinha que jogar a minha Bíblia fora, por causa da cor da capa(vinho) porque era uma cor que o diabo usa e gosta e que essa cor era de louvor ao mal. Veja só Bíblia louvando ao diabo...mas tem mais o festival de absurdo não para por ai.

Algumas pessoas estão no palanque manifestadas por espíritos demoníacos segindo Pastor Marcos, para mim era mais um surto psicótico coletivo e bem ao estilo iurdiano de exorcismo, começam as entrevistas com os “endemoniados”. Pastor Marcos diz que vai expulsar o capeta daquelas pessoas que depois de assoprar eles cairiam no chão, dito e feito os “endemoniados” são lançados ao chão e Pastor Marcos anuncia e ele vai soprar de novo e eles serão libertos. O pessoal se levanta e aos berros o público diz Aleluia, aleluia, o homem de Deus esta arrebentando com o diabo.

O Pastor Marcos olha para uma menina que esta vestida de vermelho e preto, com a aparência de uns 13 anos de idade, a coloca na beira do palanque, de frente pra ele e de costas para a platéia, impõe as mãos na cabeça da adolescente e a lança do palanque, ela é amparada pelos obreiros engravatados que estão abaixo do palanque, a menina não se machuca com a queda...Cadê o conselho tutelar que não vê uma coisa dessas?

O Pastor Marcos manda se formar uma fila indiana na sua frente, pergunta ao público se querem ver o poder que emana do seu paletó, a platéia delirante berrando responde simmm...

A fila é formada com unas 20 pessoas, o Pastor Marcos desce do palanque, manda os presentes olharem para o telão, e a cena já popularizada na Internet se repete, as pessoas caindo ao chão pelo poder do paletó do Pastor Sonic.

O Pastor Marcos manda as irmãs vestidas com os roupões “revelados” pelo Espírito Santo, irem para a platéia expulsar as pombas-giras e marias-mulambos das mulheres ali presentes e recomeça o exorcismo coletivo. Quatro obreiros se aproximam de mim, e sem perguntar nada colocam as mãos na minha cabeça e berram nos meus ouvidos a seguinte oração: “Tranca-rua do inferno, viemos te expulsar, manifesta, sabemos que você esta ai, veio disfarçado com essa Bíblia, mas a cor dela te denuncia seu tranca-rua, sai capeta, o homem de Deus te ordena, saiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii”. Tentam de todo o jeito me lançar no chão, mas não conseguem. Depois de uns 5 minutos de tentativa de exorcismo, eles cessam a oração, dizem que Deus tem uma obra na vida, que eu tinha que me converter, andar vestido como homem de Deus, ter uma Bíblia de verdade, pois a minha tinha uma cor que louvava a satanás.

O quarteto formado por Nívea Silva, Elaine Martins , Waguinho e Kellen Rodrigues sobe o palanque e começa a cantar a música “Vai dar tudo certo” , o público canta alegremente. O Pastor Marcos faz uma oração final e encerra o evento.

Agora pergunto, não era um culto de louvor a Deus? Porque não foi pregada a Palavra de Deus? ... O folheto dizia que sim, mas o que eu assisti foi um show de histeria coletiva, música,  de promoção eleitoral do Waguinho , de louvor ao Pastor Marcos Pereira e de um exorcismo que me levou a uma dor de cabeça e quase a um torcicolo.

Fico abismado como o Evangelho de Jesus Cristo tem sido deturpado por pessoas que se dizem “evangélicos”, pessoas que não fazem nenhuma questão de pregar o Evangelho, apenas querem ter seguidores que financiam a sua loucura e as obedeçam cegamente.

Essa aventura que eu passei nesta sexta-feira, apenas reforçou a convicção de cada dia mais pregar o Evangelho Genuíno de Jesus Cristo e combater essas heresias que se levantam dentro de nossas Igrejas. Pois como esta escrito em João 8:32: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

Deus nos abençoe rica e abundantemente!

Peregrino do Evangelho.

8 comentários

Meire disse...

Bem feito, quem mandou fechar o coração pro homi di deusi.
Além de usar as cores do capeta na vestimenta, também usa a internet e o que é pior, faz um blog nas cores do inferno.
Vc e a Nani tem cada gosto pra programa.
Se um dia vc me convidarem pra ir em algum lugar já aviso que tô fora.
Bíblia que louva satanás que eu saiba é a bíblia satânica, não falta mais nada.

Nani disse...

Cara, muito bom!!!!!!
Dá para ver a que ponto chega a histeria humana... E a persistência dos obreiros, que não se dobram frente a uma pessoa equilibrada como você, meu caro Claúdio - apesar de você usar preto e vermelho kkkkkkk.
Puxa, o que será da Bíblia da Mulher com sua indefectível capa cor de rosa??? Seria do maligno também, mas um pouco mais leve??
Olha, eu tenho que concordar em um ponto com a ADUD: a Bíblia de cor preta. A Bíblia da Batalha Espiritual do Malafaia e do Cerullo tem capa preta e seus ensinamentos realmente não são do Reino kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cláudio, parabéns pela coragem!!! Seu testemunho prova que Deus protege os coitados como você e eu que entram nessas maluquices!
Abraços!

JOELSON GOMES disse...

Bem, isso é só o someço, coisas piores virão. Deus te abençoe,
Joelson
http://gracaplena.blogspot.com

WebPCamaral disse...

É Cláudio...rsrsrs quase que tu dança. A tua sorte é que só o Paistor Marcos é que assopra e tem o paletó do poder senão. Te asoprava um bavo de cana e ainda te dava com o paletó na cara. Imagina... num dia quente de verão, suadão aquele paletó, não tem santo que resista e que não caia rsrsrsr.

Muito bom! Eu conheço essa peça desde o inicio e os truques que eles usam para enganar o povo de Deus.

Parabéns! Quero publicar esse texto no PC@maral tipo agora mesmo!

Obs. Só vou mudar a foto tá. Tenho outra legal!

Deus te abençoe!

WebPCamaral disse...

Colei seu Banner no PC@maral

Leonardo Gonçalves disse...

Isso que dá bulir com a unchão do homem! rs... Que situação, hein parceiro?

Tenho um primo que se "converteu" com o pastor Sonic. Ele é a xerox desse cara. Para ele, eu também sou meio endemoninhado. Esses caras são meio doidos mesmo!

Abração, e que Deus nos mantenha firmes nEle!

Leonardo.

INDIGNADO disse...

O nome da ingreja desse ai tinha que chamar TEATRO DO ENTRETERIMENTO DE DEUS...
Até quando vai existir esses tipos de picaretas pra enganar o povo...
VOLTA LOGO JESUS, POR FAVOR...E TENHO DITO

Eduardo Medeiros disse...

Olá Cláudio, tudo bem? Passeando pelos blogs de amigos cheguei aqui no peregrino. Bem interessante a sua experiência.

Essas pessoas vivem na concepção mitológica de que todas as instâncias da vida, do mundo, do material, estão sob influência ou dominados por demônios. As catarses coletivas servem como alívio da carga psíquica, e o interessante é que essa linguagem funciona para o seu público alvo.

Aqueles presos amontoados têm no pastor sonic, quer dizer, Marcos, um referencial, um salva-vidas em meio ao mar bravio das suas existências marginalizadas.

Evidente que a pregação da Palavra é quase inexistente, as crendices são medievais, a promoção de si mesmo tem a função de se postar como paradigma, mas o deus que ele prega é pragmático e funciona para o seu público.

Estou tentando fazer uma análise a mais imparcial possível, dentro da minha compreensão teológica.

Então, quando ele demoniza cores e roupas, identifica a coisa demoníaca, o inimigo fica exposto e perceptível, o simbólico aqui faz bem o seu papel, ainda que na cabeça do pastor Marcos, ele esteja realmente lutando com cores e roupas demoníacas. Um romântico Dom Quixote espiritual...

Eu até vejo o seu trabalho nas cadeias como algo que traz alguma esperança para aqueles que esperanças já não têm; e se muitos deles foram capazes de mudar de vida ao ser "exorcizado", o que temos a criticar? Eu mesmo, nunca fui a nenhuma penitenciária pregar pra preso, logo, não critico quem faz, ainda que faça por meios místicos e míticos.

Quanto ao lançamento da candidatura do Waguinho para senador...aí, não tem o que comentar, né? Meus pêsames ao senado se ele conseguir se eleger.

Estarei sempre por aqui, e se quiser, me visite na saladopensamento.

abraços

Postar um comentário

Caminhe Com O Peregrino, Faça Seu Comentário!