sábado, 21 de novembro de 2009

Hipócritas e Ilududos


                                                                       
Mais duas fábulas de Esopo adaptadas aos crentes modernos.

A primeira é “A galinha e o pavão”, que narra o seguinte:

Uma galinha passou, acidentalmente, pelo local onde os pavões costumavam desfilar sua beleza. Encontrou ali algumas penas caídas no chão, apanhou-as e resolveu colar todas elas à cauda, achando que estava igualzinha a uma pavoa e até poderia conseguir um namorado pavão.

No dia seguinte, muito vaidosa, foi passear junto com os pavões, que logo reconheceram a embusteira e a expulsaram do seu meio. Ela tentou se defender, afirmando que também era da mesma espécie dos pavões, mas o chefe do bando, respondeu: Não é a beleza das penas que transforma uma galinha em pavão.

O que se vê, nos domingos de manhã, é uma porção de crentes vestindo roupas domingueiras, com a Bíblia debaixo do braço, como se esta fosse um frasco de Rexona. Eles passaram a semana inteira sem ler a Palavra de Deus, imaginando que o sermão do pastor é suficiente para alimentar a sua vida espiritual. Durante a semana, comportaram-se como pagãos, assistindo a shows indecentes na TV, dando calotes nas pessoas, exibindo caras piedosas, fingindo-se de santos. Por isso, estão na mira do Supremo Juiz, para uns bons puxões de orelha, no Dia do Senhor.

A segunda é a do garoto que estava em cima de uma árvore frondosa, quando viu passar um lobo. Sentindo-se totalmente seguro, o garoto começou a gritar: “Lobo mau, assassino, ladrão! O que você pensa que está fazendo, ao passear neste lugar de gente honesta? Como se atreve a aparecer aqui, sabendo de sua péssima fama? Dê o fora, seu bandido asqueroso”.

O lobo olhou para cima e aconselhou: “Garoto, deixe de ser gabola. Nunca ouviu falar no provérbio: ‘nada melhor do que um dia atrás do outro?’ Hoje você está seguro, trepado nessa árvore. Mas, qualquer dia, poderemos no encontrar no meio da floresta e quem vai garantir que eu não jante você? É muito fácil ser corajoso, quando se está a salvo do perigo, oxente!”

Conheço muitos crentes que freqüentam igrejas carismáticas e se acham totalmente garantidos em matéria de salvação e de prosperidade financeira, porque entregam dízimo e ofertas, exercem um cargo na igreja e fazem tudo para agradar o pastor. Em vez de olhar somente para Jesus, autor e consumador de nossa fé, esses pentecas olham para o líder da “sinagoga pentecostal”, escutam e aceitam tudo que ele ensina no púlpito e na mídia, sem jamais conferir as palavras do pregador pela Bíblia. E quando encontram um cristão bíblico na rua, costumam se vangloriar: “Você não frequenta uma igreja grande e próspera como a minha! Por isso, nunca vai ser rico e feliz, como eu sou. Jesus veio ao mundo para nos tornar ricos e felizes. Você continua pobre porque é um tolo...”

Infelizmente, 99% dos cristãos modernos confiam nas promessas dos “lobos vorazes”, que ocupam os púlpitos; por isso, o seu destino eterno pode se tornar muito perigoso.

Autora: Mary Schultze - Pesquisadora de Religião

seja o primeiro a comentar!

Caminhe Com O Peregrino, Faça Seu Comentário!