domingo, 15 de novembro de 2009

O Despertar do Amor


                                                          
João 21:1-17: “1Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:
2Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
3Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
4E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
5Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
6E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.
7Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
8E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.
9Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.
10Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
11Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.
12Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.
13Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
14E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.
15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas”.

Narra o Evangelista João que eles haviam passado a noite pescando...talvez buscassem esquecer aqueles momentos terríveis: a prisão, a flagelação, o martírio da cruz...

Pedro, que O negou, ansiava poder reparar o equívoco doando a sua vida em Seu nome. Foi quando ao amanhecer, eles O encontraram na praia. E Pedro adiantou-se para estabelecer o diálogo que mudou a sua existência. Jesus indagou ao seu discípulo se ele o amava e, talvez relembrando as três negativas, três foram as suas afirmativas. Ao final do encontro memorável Pedro despertou e foi amar ao seu próximo conforme Jesus os Amou...

Amar perdoando, esquecendo as pedras que forem atiradas...

Amar compreendendo, espalhando o Evangelho aos corações aflitos...

Amar pacificando, levantando aqueles que tombarem em si mesmos...

Amar tolerando, alargando os horizontes do entendimento alheio...

Amar compadecendo, analisando o íntimo daqueles que sofrem...

Amar servindo, não somente doando, mas doando-se em favor daqueles que O adorem, em espírito e em verdade...

Amor! Eis o sentimento que nos fornece uma energia inesgotável que, desperta, nos impulsiona para anunciarmos o Evangelho Genuíno pregado por Jesus Cristo. E Pedro ao fruí-la transformou-se no Grande Apóstolo que sustentou e ensinou a Boa-Nova do Evangelho através de sua vida e de suas epístolas.

Deus nos abençoe rica e abundantemente!

Peregrino do Evangelho.

seja o primeiro a comentar!

Caminhe Com O Peregrino, Faça Seu Comentário!