sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween Evangélico - Doces ou Travessuras ?


                                                                 
A expressão não é original. Ouvi-a do irmão Rubem Amorese, um dos maiores escritores cristãos brasileiros da atualidade, excelente em abordagens sobre ética cristã e pós-modernidade. É um autor que eu recomendo a todos vocês.

A idéia da expressão “halloweenica” Trick or Treat parece reviver de forma “gospel” na teologia da prosperidade, ou até mesmo no modo de vida de alguns crentes. São aqueles que diante de Deus chegam-se imponentes, dizendo: - ou você me dá um doce ou eu faço uma travessura. Explicando melhor: são aqueles que só querem as coisas boas de Deus, boas no sentido mais “narcísico” da palavra. São aqueles que exigem, reivindicam, ordenam coisas a Deus, ou tornam-se rabugentos, fazem travessuras, afinal de contas Deus está obrigado a cumprir nossas ordens, afinal ele não pode deixar de cumprir suas “promessas”.

O problema maior dessa teologia é que tira Deus do centro de tudo e coloca o homem, ou seja, é o humanismo revivido, e com uma capa cristã. Por isso costumo dizer que nenhuma heresia é nova. Sempre é um reavivar de idéias passadas que volta com uma roupagem diferente, mas seu interior cheira a mofo. Tive um professor de sociologia que dizia que “tudo que é neo é velho”. Não há novidades no campo das idéias, são idéias antigas revestidas de cara nova. Em linguagem bíblica, diria que são remendos novos em roupas velhas, ou vinho novo em odres velhos... e isso nunca foi bom.

Quando temos a visão de Deus como nosso empregado, ou como alguém pré-disposto a cumprir nossos caprichos, nós mesmos passamos a ocupar o seu lugar. O “SENHOR” passa a ser cada um de nós, ele já não serve mais para esse “cargo”, pois nem sabe o que precisamos, pelo menos é o que eu percebo dessa gente que vive exigindo as coisas de Deus.

Deus é e sempre será o único Deus, digno de adoração, e único Senhor, Aquele que não divide a sua glória com ninguém. Querer tomar para si a glória ou os atributos de Deus é loucura, insanidade, é querer uma máscara divina.

Máscaras... máscaras são marca registrada dos adeptos do Halloween, e não é diferente com os defensores do “halloween evangélico”. Estão sempre com uma máscara de piedade piegas, um juízo pronto: - Fulano não tem fé... não enxerga o mundo espiritual... deu brecha... Só eles sãos os bons, não sofrem, não ficam deprimidos, nem dor nas costas têm (não estou brincando. O livro “Aprenda a Viver Como Filho do Rei” diz isso). Ou então vivem naquela lista ilusória do “Nunca Mais Direi...”, tirado de um dos maiores lixos editoriais com alcunha evangélica, chamado “Há Poder em Suas Palavras”.

Gente assim vive de máscaras, não reconhece dificuldades, não aceita passar por tribulações (e perdem a maravilhosa sensação de perdas de forças nos braços do Pai), gente assim não vive!

A proposta do Evangelho é simples: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Engraçado, vou terminar com o texto mais usado por essa gente. Mas quero usa-lo dentro do contexto bíblico. Posso o quê ?? Vamos ao texto bíblico em sua inteireza.

“Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.” (Filipenses 4.11-14)

O que vou dizer mais ??

Que essa maneira simples de viver a graça, nos fortaleça na provação.

Autor: José Barbosa Junior

Fonte: Site Crer É Pensar

seja o primeiro a comentar!

Caminhe Com O Peregrino, Faça Seu Comentário!