domingo, 11 de outubro de 2009

A Verdadeira Gratidão


                                                                             
Lucas 7:36-50: "36 E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.
37 E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
38 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.
39 Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
40 E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
41 Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.
42 E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
43 E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.
45 Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
47 Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
48 E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.
49 E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
50 E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz".


A cena é conhecidíssima...narra o Evangelista Lucas que Jesus ceava na casa de um homem chamado Simão quando sem aviso prévio a mulher entra e causa furor entre os presentes, pois era uma pecadora conhecida da região cuja a vida e práticas a todos eram patentes.. Sem se preocupar com as conveniências sociais da época, ela se dirige a Jesus e se lança aos seus pés. Em prantos lava-os com um caro perfume e enxuga-os com seus longos cabelos.

Não há uma certeza sobre a sua identidade, uns dizem que era Maria Madalena, alguns afirmam ser Maria irmã de Lázaro, outros especulam ser  alguma Maria não identificada no Evangelho, por ser este nome ser muito comum naquela época, assim como é comum nos nossos dias. Mas independente de quem quer que seja esta mulher, ela era corajosa, de fibra e o mais importante era extremamente grata ao Senhor Jesus Cristo.

Poucos foram os atos de gratidão prestados a Jesus relatados nos pelos Evangelhistas nas Sagradas Escrituras.

O Evangelho nos mostra que esta gratidão não se manifestava somente em atos públicos mas, principalmente, na plena modificação dos comportamentos daqueles que ouviam a mensagem do Senhor Jesus Cristo,  sim , havia transformação de vidas podemos citar Zaqueu o publicano, o gadareno, a adúltera trazida pelos fariseus para ser apedrejada, etc... Todos daqueles que ouviram e receberam em seus corações o Evangelho pregado por Jesus Cristo  dedicaram o resto de suas vidas  ao Senhor, para essas pessoas o verdadeiro agradecimento estava na incansável busca da vivência dos Seus Ensinamentos, conforme Ele ensinou.

E quanto a nós, como somos gratos ao Senhor Jesus? Temos feito de nossas vidas um verdadeiro ato de gratidão ao Senhor? Podemos dizer como disse Davi em Salmos 103: 1-2: " Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios"?.

A verdadeira gratidão que uma pessoa pode demosntrar a Jesus não é andar com camisas com dizeres evangélicos, usar roupas cobrindo até as canelas, ir a shows gospels, participando de fogueiras santas, subida a montes, frequentando correntes, sessões de descarrego , correndo atrás de supostos "homens de Deus" para conseguir um pouco de seu suor, etc... A verdadeira gratidão resulta de uma tranformação de vida como ensina o Apóstolo Paulo em Romanos 12:2: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".

Sim, a verdadeira gratidão é nos tranformando à luz do Evangelho, com o nosso testemunho pessoal, com uma vida conforme a vontade de Deus, é ter como lema de vida as palavras de Jesus Cristo no Getsemani registradas em Lucas 22:42: "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua". Esta é a verdadeira e genuína maneira de agradecermos ao Senhor Jesus Cristo tudo o que Ele fez por nós e continua fazendo no nosso dia a dia.

Deus nos abençoe rica e abundantemente.

Peregrino Do Evangelho.

seja o primeiro a comentar!

Caminhe Com O Peregrino, Faça Seu Comentário!