quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Os Tele-Evangelistas em seus Tronos de Ouro


                                                                                  
A primeira conversão de um pecador ao Evangelho foi feita pelo próprio Deus. Ainda não havia pastor nem evangelista algum (principalmente tele-evangelistas sentados em trono de ouro) e muito menos qualquer sacerdote para ensinar o caminho do céu ao pecador. (Diz a Bíblia que esse felizardo foi o ladrão pregado na cruz, ao lado de Cristo). Lucas 23:42-43.
Então é o caso de se indagar: para que servem os evangelistas da prosperidade, que nadam em ouro, extorquindo dos pobres analfabetos bíblicos tudo que podem, uma vez que esses coitados imaginam comprar com dinheiro e sacrifício a salvação eterna? Será que Deus depende realmente desses  homens para conseguir adeptos para o caminho do céu?
A ordem do SENHOR foi  “... ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
Contudo, exceto os missionários que se sacrificam em países pobres, até mesmo correndo perigo de vida, quem realmente está cumprindo esse mandamento do Senhor, sem a menor ambição?
SENHOR deseja que todos os homens sejam salvos, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”  (2 Pedro 3:9), e se todos os homens lessem a Bíblia não precisariam de tele-evangelistas. No meu caso, por exemplo, li o Novo Testamento sozinha, sem que ninguém me ordenasse a fazê-lo, encontrei Jesus Cristo e me entreguei em Suas mãos. Assim, nasci de novo a fui salva do inferno.
O SENHOR abençoou as criancinhas, dizendo: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus”  (Marcos 10:14).
Isso quer dizer que, mesmo tendo nascido pecadores, Deus nos ama a ponto de nos dar um tempo de vida em que somos salvos da perdição, sem depender de pregação alguma, pois ainda não sabemos o que é certo e o que é errado.
"Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas” (1 João 1:5). Isso quer dizer que Ele está sempre clareando o nosso caminho e nos proporcionando mil maneiras de encontrá-Lo, principalmente através da leitura de Sua Palavra.
As igrejas pregam o evangelho, mas pedem dinheiro para o sustento do pastor, o que é justo. Mas será que um pastor precisaria de 30 dias inteiros, preparando seus oito sermões mensais, sem ter tempo de trabalhar em algum ofício, para ganhar o próprio sustento? Se todos costumassem de visitar os enfermos da igreja e os que estão deprimidos, tudo bem, mas a maioria parece que está sempre cantando aquela cançãozinha secular: “To nem aí, tô nem aí... Não vem falar do seu problema que eu não quero ouvir”.Crente que lê diariamente a  Bíblia não precisa buscar conselhos na sala do pastor, pois a Palavra tem resposta para qualquer problema.
Se os pastores tivessem uma ocupação fora da igreja, não haveria tantos “mutretas” se formando em seminários de baixa categoria, pregando péssimos sermões, a fim de ganhar salários enormes, quando Jesus disse; “de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10:8).
“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores”disse Paulo,   na 1 Timóteo 1:15. Se cada cristão salvo vivesse uma vida reta e santa diante de Deus e da comunidade, seu exemplo de vida seria um testemunho capaz de abalar os incrédulos ao redor e, assim, ele ganharia muitas almas para Cristo. Nesse caso, para que serviriam os tele-evangelistas? Infelizmente, porém, a maioria dos crentes se comporta de maneira egoísta. Não ajuda o próximo, não se importa com os seus problemas e ainda procura tirar vantagens de quem não conhece a Bíblia (A moda agora é vender CDs e DVDs de músicas medíocres e sermões ainda piores).
Sou meio calvinista e creio que se, conforme Paulo diz em Efésios 1:4, Deus  nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”, a questão é esperar que Ele  venha nos encontrar para nos transportar ao  “Reino do Filho do Seu amor” (Colossenses 1:13).
É verdade que todos nós nascemos pecadores carentes de salvação, mas Deus é amor e sempre dará um jeito de nos salvar. Pastor que prega em troca de muito dinheiro não me comove. Há pregadores que vivem modestamente e esses eu respeito. Também respeito os ministros que estudam e a Palavra com dedicação, a fim de edificar os crentes imaturos. Hoje em dia, as ovelhas estão tão mal alimentadas, na maioria das igrejas, que o ministério de edificação é indispensável.  
 Isso porque, infelizmente,  a maioria dos pregadores modernos começa a pregar já pensando nos lucros que advirão dos dízimos e ofertas e, então, como abutres dos púlpitos, transformam a Palavra de Deus em fonte de lucro, abocanhando o que os iletrados têm e o que não têm, o que contraria o evangelho de Paulo: Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele” (1Timóteo 66-7). Amados,  leiamos a Palavra de Deus, a fim de a conhecermos bem e podermos dar bons exemplos de vida, pois assim estaremos pregando o Evangelho de Cristo, sem precisarmos de esforço (nem de ganho) algum, pois a nossa fonte de lucro deve ser exclusivamente a piedade!

Autor: Mary Schultze - Pesquisadora de Religião

seja o primeiro a comentar!

Caminhe Com O Peregrino, Faça Seu Comentário!