quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Semeador


                                                                       
Mateus 13:1-23: 1: "Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
16 Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta".

 
Jesus usava de estórias do cotidiano para transmitir as verdades ao povo que o ouvia. Ele usou a Parábola do semeador para falar sobre o tipo de pessoa que nós somos com relação à Palavra de Deus. O semeador deixou cair sua semente em quatro tipos de terra diferentes. Na terra à beira do caminho as aves vieram e comeram. A terra cheia de pedras, onde a semente brotou, mas como as raízes não tinham profundidade, secou com o sol. A semente que caiu e brotou entre espinhos que, sufocada, não deu frutos. E a semente que caiu em terra boa, dando muito fruto. Jesus mesmo comparou a semente com a Sua Mensagem, com a Sua Palavra. Os corações são a terra que recebe esta palavra. A pergunta a ser feita então é:  Qual o tipo de terra do seu coração?

Seu coração seria de...

1. Terra dura, onde todos passam, tudo passa e nada permanece? Mateus 13.19

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

É a terra da beira do caminho. Jesus disse que Satanás rouba esta palavra dos corações duros, não deixando que ela brote e frutifique. Talvez você já tenha ouvido a Mensagem de Jesus muitas vezes, mas tem deixado que o Inimigo roube a Palavra do seu coração.

2.Terra pedregosa, sem profundidade, onde o seu relacionamento com Deus não durará até os primeiros momentos de dificuldade em sua vida?. É o caso das pessoas que ouvem a mensagem de salvação em Jesus, mas não aguentam os problemas que enfrentam e desistem de seguir a Jesus. Jesus disse que no mundo nós teríamos, sim, problemas, mas que deveríamos ter ânimo, pois o Senhor venceu o mundo. Os que possuem um coração com este tipo de “terra” desistem dos caminhos do Senhor muito rápido.

3. Terra cercada de espinhos, abafada e infrutífera. Jesus disse que estes espinhos são as “preocupações da vida”, coisas mundanas que fazem com que a planta esteja viva, sim, mas sem dar fruto. Quantas pessoas estão há muito tempo na igreja e não dão fruto qualquer. São os corações em que a terra é cheia de espinhos.

4. Terra boa, adubada e fértil (Mateus 13.23). São aquelas pessoas em que a Palavra de Deus encontra guarida em seus corações. Elas se tornam frutíferas servindo ao Senhor, servindo ao próximo e proclamando aquilo que o Senhor Jesus fez em suas vidas.

Decida hoje qual será o tipo de terra do seu coração. Jesus quer fazer da sua vida algo útil. Ela quer transformar o seu ser por inteiro. Tire as pedras, os espinhos, afofe a terra do seu coração. Decida hoje que a Palavra de Deus será frutífera em sua vida.

Beira do caminho - Há uma guerra acontecendo no reino espiritual ao pregar o evangelho a alguém. Neste contexto, satanás rouba a palavra que é semeada, no mesmo instante em que está sendo semeada.

Terreno pedregoso - Recebe a palavra com muita empolgação, mas não se aprofunda em Deus, não se compromete sinceramente, quando vem a dificuldade, a pressão, desisti. Às vezes parece que vai romper. Parece que vai avançar, mas fica só na aparência. Bem, se não tem raiz não vai adiante.

Terreno espinhoso - Até permanece por um tempo, porém, o amor pelas coisas do mundo ainda permanecem no coração. Há 5 áreas super perigosas na vida de um cristão. São as seguintes:

Sexo - prostituição, pornografia, sensualidades, etc...

Vícios - álcool, droga, jogo, etc...

Dinheiro - amor ao dinheiro, luxúria, trabalho excessivo por mais dinheiro, dívidas, etc...

Orgulho - soberba, arrogância, altivez de coração, prepotência, etc...

Religiosidade - práticas espirituais sem vida, legalismo, hipocrisia espiritual, etc... Estas coisas sufocam a palavra, e ela não produz frutos, pois o coração está dividido com as coisas do mundo.

5.Boa terra - Este é o que recebe a palavra de bom e grato coração. Neste terreno há profundidade, inteireza de coração, perseverança, genuíno arrependimento e sinceridade. Mas acima de tudo, um ardente desejo de ser um Vencedor diante de Deus e dos homens, alguém que faz diferença, que produz frutos.

Um Forte Abraço,

Peregrino Do Evangelho.

seja o primeiro a comentar!

Caminhe Com O Peregrino, Faça Seu Comentário!