quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Verdadeira Prosperidade


                                                                                                                
Lucas 19:1-10: “1  E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.

2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.

3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.

5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.

7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".

Nos tempos atuais quando a tônica das pregações nos púlpitos das Igrejas têm sido a pregação de uma prosperidade a qualquer preço, utilizando o Evangelho apenas para a divulgação de uma mensagem de auto-ajuda e aplicação de frases feitas, a Palavra do Senhor nos mostra a verdadeira prosperidade que Jesus Cristo pregava.

Zaqueu, hoje cearei com você! O espanto foi generalizado em toda a multidão. Ele era o chefe dos cobradores de impostos do Império Romano, odiado e execrado por todos os judeus por causa do cargo que ocupava e pela opressão imposta por Roma. Além disso foi por causa do seu ofício, que Zaqueu enriqueceu e assim conquistando uma posperidade material a custa do suor dos seus irmãos judeus.

Jesus transpassa todos os preconceitos que o homem formula. Em diversas  ocasiões Jesus alertou aos seus discípulos quanto ao perigo da riqueza material, alertou-lhes da dificuldade de alcançar o Reino de Deus retendo-a e fazendo dela o senhor de suas vidas, a principal causa de viver. Mais no momento relatado pelas Escrituras Sagradas, e causando espanto generalizado na multidão, Jesus diz que convém cear na casa de Zaqueu, o odiado chefe dos publicanos e um homem muito rico.

Durante a ceia, o Senhor Jesus transmite o seu amor e compaixão a todos ali presentes. Para a multidão Zaqueu e os seus eram apenas ricos a custa do povo e traidores da nação judaica, mas para Jesus eram almas sedentas do Amor de Deus, pessoas desesperadas pelo perdão do Senhor, indivíduos carentes da salvação.

O Evangelho do Senhor Jesus Cristo traz a verdadeira prosperidade que não é o acúmulo de bens materiais tão preconizados pelos pregadores da Teologia da Prosperidade, mas sim a salvação do homem, a restauração do relacionamento entre a criatura e o Seu Criador. O Evangelho indica de maneira muito clara e simples, qual a riqueza que o homem deve acumular durante o curso de sua vida.

Em João 10:10, Jesus declara: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. E essa abundância anunciada por Jesus, não é uma conta bancária recheada, nem um carro do ano, tampouco uma esplendoroso apartamento num bairro nobre da cidade, mais um relacionamento sincero com Deus, tendo como base uma vida regida pelas verdades do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Essa é a verdadeira prosperidade que Jesus veio trazer ao mundo e que entregou ao homem, para que o mesmo a conserve em seu coração, no local mais seguro que há nesta terra, onde o ladrão não consegue roubar e as traças não podem roer.

Deus nos abençoe rica e abundantemente.

Peregrino do Evangelho.

seja o primeiro a comentar!

Caminhe Com O Peregrino, Faça Seu Comentário!